domingo, 26 de fevereiro de 2012

ENSINAMENTOS SOBRE A QUARESMA

Imagem de Destaque
Este é o tempo favoravél para a sua conversão


Dois jovens se encontram no corredor do colégio e um comenta com o outro: - 'Rapaz, neste feriadão eu vou curtir todas, vou chegar na quarta só o pó'; e o outro acrescenta: - 'Afinal é por isso que ela se chama Quarta-feira de Cinzas!'

Será que realmente é este o sentido da Quarta-feira de Cinzas? Será que é para depois de ter “aproveitado todas” no feriadão, chegarmos ao dia depois da terça-feira, a ponto de não termos mais força? Esgotados por termos buscado a qualquer custo um prazer egoísta? Penso que nem preciso dar a resposta a essas perguntas.

A Quarta-feira de Cinzas, dia de preceito (aqui recorro ao meu amigo dicionário para traduzir o significado deste termo – aquilo que se recomenda praticar, regra ou norma), é um dia em que todo cristão católico, batizado, deve participar da solene Liturgia da Cinzas. Esta celebração marca a abertura da Quaresma, tempo privilegiado de conversão e preparação para a Páscoa do Senhor. 

A liturgia da Santa Missa desse dia possui algumas particularidades próprias como: a omissão do ato penitencial, que é substituído pela imposição das cinzas; o "Glória" e o "Aleluia" não são cantados. Porém, o fator marcante e que remonta à tradição da Igreja é a bênção e a distribuição das cinzas, acompanhadas das seguintes palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou então: “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar”.

Assista: "O que é Quarta-feira de Cinzas?" com padre Paulo Ricardo




As cinzas, desde o Antigo Testamento, possuem um sinal de penitência. Podemos perceber esta realidade na famosa passagem de Jonas, na qual, ao percorrer Nínive, e profetizar aquilo que o Senhor faria com a cidade num prazo de quarenta dias, a cidade então se converte a Deus, proclama um grande jejum a ponto de o próprio rei se vestir de saco e sentar-se sobre as cinzas (cf. Jn 3, 4-6). Já na Antiguidade, quando as penitências deveriam ser feitas no período quaresmal e duravam vários dias, os penitentes eram admitidos à penitência pública oficial, celebrava-se no início desse tempo [Quaresma], na Quarta-feira de Cinzas, a imposição das cinzas e do cilício.

Ainda hoje o sentido de recebermos as cinzas é o mesmo, refletirmos aquilo que somos diante de Deus, reconhecer n'Ele o nosso único Senhor, perceber que necessitados de conversão, nos arrependemos de nossos pecados. Atitudes que devem percorrer um longo período.

Mas antes de falar deste período gostaria de dizer que, no mesmo colégio dos jovens acima, outras duas jovens conversam sobre a festa que uma delas vai realizar daqui a um mês e meio, seu aniversário de 15 anos.
A que vai aniversariar é questionada pela amiga:
- E como estão os preparativos para sua grande festa, já que ela está tão próxima?
A jovem quem vai fazer os quinze anos responde:
- Está uma loucura, mas os convites estão prontos, o salão e o vestido estão alugados, bem como as outras coisas da festa preparadas. Agora é só ir contando os dias para a festa chegar. Não vejo a hora!


A Quaresma (entenda a minha metáfora) é um tempo de preparação para a grande festa que o cristão celebra todos os anos. A festa da Páscoa, festa da libertação, libertação da morte e a festa da vida nova em Cristo.

Como já disse, a Quarta-feira de Cinzas é o início do tempo quaresmal, um período que se estende até a Quinta-feira Santa, antes da Missa do Senhor (também conhecida como Missa dos lava-pés ou da Instituição da Eucaristia). Quaresma, que deriva da palavra "Quadragesimae", é um período privilegiado de preparação de quarenta dias [para a Páscoa]. Na Igreja Antiga, este era o tempo no qual os catecúmenos (pessoas que se preparavam para receber o Batismo) participavam da primeira “parte da Santa Missa” (liturgia da Palavra) e se retiravam durante a liturgia Eucarística para receberem as últimas formações a respeito da vida cristã. Os catecúmenos deveriam entregar-se a uma catequese mais intensa e aos exercícios de oração e penitência. Pouco a pouco, todos os cristãos começaram a participar também deste clima, tanto para unir-se aos catecúmenos, como para renovar em si a graça de seu próprio batismo, preparando-se para a santa Páscoa, na qual, na Santa Missa da Páscoa, faziam esta renovação.

Este tempo de preparação exige recolhimento, mas também um sentimento de alegria, uma alegria que vamos ter que conter até a grande festa. É marcado por alguns sinais:

- A Liturgia se veste de roxo – sinal de sobriedade e conversão;

- Não se canta o "Glória" e o "Aleluia" na celebração das Santas Missas – ficam guardados em nossos corações para ser entoados com grande alegria no Sábado Santo;

- O uso dos instrumentos musicais deve ser moderado, mais comedido – sinal de interioridade.

Portanto, o período quaresmal é um tempo especial de preparação, tempo em que devemos nos abrir aos irmãos na prática do amor, tempo em que devemos nos aproximar mais de Deus, tempo em que devemos jejuar mais ou nos abster de algumas coisas em sinal de despojamento.

Convido você a se preparar para esta grande festa
, a maior de todas as festas cristãs buscando a conversão de maneira mais concreta, com a ajuda das práticas quaresmais: oração, penitência e esmola.


Diácono Eder Pires de Brito
Missionário da Comunidade Canção Nova

FONTE: Site da Canção Nova

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SEM FANTASIAS. AUTENTICIDADE É FUNDAMENTAL NA VIDA DE QUEM SEGUE A CRISTO

Cleópatra, Colombina, Pierrô. Durante o carnaval, não importa a fantasia, o que vale mesmo é aproveitar os dias da folia para se divertir e, por alguns instantes, viver papéis diferentes. Uma brincadeira que dura poucas horas, mas que pode gerar inúmeros problemas quando o dono ou a dona da fantasia não consegue compreender a diferença entre ser e representar, transformando a vida numa verdadeira peça teatral.

Falar sempre a verdade, apesar de parecer tão simples, nem sempre é fácil, principalmente quando interesses pessoais são colocados em jogo. Não é raro encontrar quem use máscaras para sair bem de uma situação, para não desagradar e ser aceito pelos outros. Entretanto, na convivência diária nada fica oculto e, aos poucos, as máscaras começam a cair. Para o cristão, independente da situação, ser autêntico é um princípio fundamental na vida de quem decide se colocar à disposição para seguir a Cristo.

De acordo com o padre Domingos Sávio, que também é psicólogo e atual pároco de São José Operário, em Pernambués, apesar de saber das dificuldades que enfrenta e que poderá enfrentar ao longo da vida, o cristão deve ser firme na sua caminhada. “Jesus nos fala de autenticidade e nos mostra a direção certa. Porém, tem gente que tem dificuldade em assumir algumas coisas, não porque quer, mas porque não consegue encarnar os valores do evangelho. Temos que lembrar que cada um é responsável pelas escolhas que faz ao longo da vida”, afirma.

FONTE: Site da Arquidiocese de São Salvador

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

NOVOS DESAFIOS - MUDANÇAS NAS PARÓQUIAS E PASTORAIS MOVIMENTAM A ARQUIDIOCESE

O ano de 2012 começou com mudanças na Arquidiocese de Salvador. Entre os meses de novembro de 2011 e janeiro deste ano, 30 padres ganharam novas funções, coordenações ou paróquias para administrar. Um momento delicado e que exige discernimento tanto das comunidades que deverão acolher novos pastores, como dos padres que se colocam à disposição para enriquecer a caminhada de outras paróquias e pastorais. Confira a lista com as últimas nomeações feitas pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj.

Padre Lázaro Muniz está no grupo dos que iniciam neste ano uma nova experiência na caminhada da Igreja de Salvador. Pároco por três anos de Nossa Senhora da Penha de França, na Ribeira, ele assume agora a Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus e vê as mudanças que acontecem ao longo da vida como oportunidades de crescimento. “É sempre bom criar novas páginas e capítulos para as nossas vidas. A vida de sacerdote é uma missão e nós temos que estar sempre a serviço”, afirma o sacerdote. 

Independente do lugar onde estejam trabalhando, os sacerdotes são missionários que assumem o compromisso de estar sempre no meio e a serviço do povo e que necessita do auxílio da comunidade para anunciar o amor do Pai. “Mudança nunca é fácil, mas quando eu recebi a ordenação, eu disse sim à obediência, ao bispo e ao serviço da comunidade. Eu disse que iria para onde eu fosse enviado. Nós, padres, precisamos da ajuda da comunidade. Tenho procurado me adaptar com paciência, ouvindo as pessoas e vendo o que pode ser mantido e o que é necessário ser mudado”, conta padre Lázaro. 

Apesar de trabalhar há 18 anos na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Alto do Peru, padre José Carlos Santos Silva sabe que, muitas vezes, a mudança é necessária. “A Igreja é missionária e nós temos que ir para onde formos chamados. Uma transferência deve levar em consideração a necessidade da Igreja, a realidade da paróquia e a pessoa do padre. O padre deve ter consciência de que a transferência é em benefício do povo”, afirma. 

Membro da Paróquia São Paulo Apóstolo, no IAPI, Sandra Regina Santos diz que a transferência de padres deve ser vista como positiva, levando-se em consideração a missão assumida por eles. “A comunidade acaba se acostumando com o sacerdote que, muitas vezes, caminha naquela paróquia por muito tempo, por isso é sempre um choque quando o Arcebispo anuncia as mudanças. Entretanto, nós temos que ter consciência cristã e acolher o novo sacerdote com muita atenção, respeitando o jeito dele, assim como ele também deve procurar saber como é a vida da comunidade, o que já foi ali semeado”, diz.

FONTE: Site da Arquidiocese de São Salvador

domingo, 19 de fevereiro de 2012

DOM MURILO ABRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE E A QUARESMA EM SALVADOR

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger,scj preside a missa da Quarta-feira de Cinzas e de abertura da Campanha da Fraternidade 2012, na Arquidiocese de Salvador, no dia 22 de fevereiro, às 19 horas, na Catedral Basílica, Terreiro de Jesus. Nesta edição, a campanha aborda o tema Fraternidade e Saúde Pública, com o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

Como afirma o texto base da campanha o objetivo geral este ano é “Promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do SUS, em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população”. O subsídio da CNBB também chama a atenção para três conceitos importantes: I. O cuidado com o doente; II. A prática de hábitos de vida saudável; III. Exigência de melhoria no sistema público de saúde, com atenção especial ao SUS.

Em 1981, a saúde também foi tema da Campanha da Fraternidade, mas a atual situação do Sistema Único de Saúde fez a Pastoral da Saúde indicar novamente o assunto. A Pastoral da Saúde existe em todo o Brasil e está organizada em três linhas de ações: a comunitária, a política e a hospitalar O trabalho dos agentes vai desde a orientação da população, passando pelas visitas aos doentes nos hospitais até a cobrança de políticas públicas junto aos conselhos de saúde.

História da CF no Brasil

O projeto da Campanha da Fraternidade foi lançado nacionalmente no dia 26 de dezembro de 1963, sob o impulso renovador do Concílio Vaticano II, em andamento na época. Mas a realização da primeira campanha aconteceu na quaresma de 1964.

De 1963 até hoje, a CF é uma atividade para ajudar os cristãos e as pessoas a viverem a fraternidade em compromissos concretos no processo de transformação da sociedade a partir de um problema específico que exige a participação de todos na sua solução.

Os temas da Campanha da Fraternidade, inicialmente, contemplaram mais a vida interna da Igreja. Mas a consciência a cada dia maior da realidade sócio-econômico-política, marcada pela injustiça e pela exclusão, fez a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil escolher como temas para a campanha aspectos da realidade em que a fraternidade está ferida e cujo restabelecimento é compromisso urgente.

A partir do início dos encontros nacionais sobre a CF, em 1971, a escolha de seus temas vem tendo ampla participação dos 16 Regionais da CNBB que recolhem sugestões das Dioceses e estas das paróquias e comunidades.

Sobre a Quaresma – A Missa de Cinzas abre a Quaresma, lembrando ao homem, que ele foi feito do pó da terra, e que em pó ele vai se tornar, quando morrer. Daí a oração do padre ao impor as cinzas na testa dos fiéis: “Lembra-te, homem, que és pó, e em pó te ás de volver”. As cinzas, símbolo de penitência, são feitas pela queima das palmas bentas do ano anterior.

Esse espírito de reflexão da Quarta-feira de Cinzas se mantém durante toda a Quaresma, que é um tempo litúrgico de preparação para a Páscoa. São 40 dias em que a Igreja não canta músicas de glória e os tecidos usados nas missas são da cor roxa, que significa luto e penitência. Esse tempo se sustenta na oração, no jejum e na caridade.

A duração da Quaresma está baseada no significado do número quarenta na bíblia. O quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

Este número aparece em diferentes passagens bíblicas como os quarenta dias do dilúvio, os quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, os quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.

FONTE: Site da Arquidiocese de São Salvador

domingo, 12 de fevereiro de 2012

PASTORAL CATEQUÉTICA PROMOVE ENCONTRO ANUAL PARA CATEQUISTAS

Com o tema Psicopedagogia Catequética conforme as idades – com ênfase na catequese com adultos, a Pastoral Catequética Arquidiocesana realiza o Encontro Anual para Catequistas nos dias 3, das 8h às 12h (encontro com os párocos) e das 13h30 às 17h (coordenadores de catequese nas paróquias), no Centro de Pastoral (Avenida Leovigildo Filgueiras, nº 270 – Garcia); e no dia 4, das 8 às 16h30 (todos os cate quistas), no Ginásio de Esportes do Colégio Santíssimo Sacramento (Sacramentinas). Os interessados devem procurar as livrarias Paulinas, Paulus ou o Setor da Catequese. O investimento é de R$ 10 (para quem tem a carteirinha de catequista) e R$ 15 (para quem ainda não tem a carteirinha). Mais informações pelo telefone (71) 4009-6628.

FONTE: Site da Arquidiocese de Salvador

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ADIADO SEMINÁRIO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2012

Em virtude da greve dos policiais militares, o Seminário da Campanha da Fraternidade 2012 que aconteceria neste domingo (12) foi transferido para o dia 26 de fevereiro, a partir das 7h30. O evento será realizado no Instituto Nossa Senhora do Salete (Rua do Salete, 47 – Barris) e os interessados podem se inscrever até o dia 14 na Ação Social Arquidiocesana (ASA), localizada no Centro Arquidiocesano de Pastoral (Avenida Leovigildo Filgueiras, 270 – Garcia). A inscrição custa R$ 10 (almoço incluído) ou R$ 3 (sem almoço). Mais informações pelo telefone (71) 4009-6671 / 6672.

FONTE: Site da Arquidiocese de Salvador

COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM PROMOVE REVIVER 2012

Com o objetivo de oferecer um carnaval diferente, marcado por uma forte experiência com Deus, a Comunidade Católica Shalom realiza o evento Reviver, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, das 8h às 20h, na Escola Parque, localizada na Caixa D’Água. Vale lembrar que a entrada é gratuita, mas os interessados que desejarem permanecer no local durante os três dias deverão pagar uma taxa de hospedagem no valor de R$ 30.

Além de lanchonete, livraria, cursos e artesanatos, os participantes contarão com um stand para doação de medula óssea. Já as crianças de 4 a 12 anos poderão aproveitar o espaço Reviver Kids, montado especialmente para elas. Mais informações pelos telefones (71) 3013-0130 / 4103-4831 / 9234-7140 (Gigliola Sena) / 8867 – 4530 (Rafael Gomes).

FONTE: Site da Arquidiocese de Salvador

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA INSCREVE PARA SEMANA DE LITURGIA

Já estão abertas as inscrições para a Semana de Liturgia, que será realizada na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Stiep, entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março. Os interessados devem procurar a secretaria paroquial ou acessar o sitewww.pnsesperanca.com. Mais informações pelo telefone (71) 3342-0768 ou pelo e-mail:secretaria@pnesperanca.com.

FONTE: site da Arquidiocese de São Salvador

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

NOTA OFICIAL DA ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA SOBRE A GREVE DE PARTE DOS POLICIAIS MILITARES DO ESTADO

Diante dos tristes acontecimentos dos últimos dias, que tiraram a paz da cidade de Salvador e do Estado da Bahia, senti-me na obrigação de colocar-me à disposição tanto do Governo do Estado como das entidades representativas das diversas associações que congregam militares da Polícia Militar para, pelo diálogo, se conseguir a conciliação.

Aceita minha mediação, coloquei minha casa à disposição de todos para os encontros que, em horas assim, se fazem necessários. Minha oferta foi acolhida e, praticamente ao longo de vinte e quatro horas, ali estive reunido com tais representantes.

Como mediador, não me cabe falar do resultado das negociações. O que posso lhes assegurar é que não me alinhei com nenhuma das partes, porque meu compromisso era e é com o povo da Bahia.

A Bahia quer paz; a Bahia precisa de paz; a Bahia tem direito de ter paz. Por isso, venho agora conclamar todos – isto é, Governo, associações de militares, homens e mulheres de boa vontade – para, juntos, construirmos a paz. A paz é um dom de Deus e, por isso, devemos pedi-la; mas a paz é, também, fruto de nosso trabalho. Foi isso que afirmou Jesus no Sermão da Montanha: “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).

Em vista do retorno à vida normal em nossas cidades, peço a você, meu amigo, minha amiga: desarme seu coração. Quem exige um desarmamento total, e não só dos corações, é o bem comum, é o bem da sociedade baiana. Nestes meus dez meses de Bahia, descobri que o povo baiano é acolhedor, é trabalhador e festivo; é um povo pacífico por natureza. Esse povo merece o melhor de nossos esforços e toda a nossa dedicação. Na luta pela paz não há vencidos nem vencedores: há irmãos e irmãs que merecem o respeito de todos.

Peçamos a Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, que derrame sobre nós a sua paz; que ele nos dê o dom da sabedoria, para escolhermos o bem; e que nos dê a capacidade de, juntos, construirmos a paz.

Salvador, 7 de fevereiro de 2012.

Dom Murilo S. R. Krieger, scj

Arcebispo de São Salvador da Bahia / Primaz do Brasil

FONTE: site da Arquidiocese de São Salvador 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ARQUIDIOCESE PARTICIPA DA CAMPANHA CARNAVAL SEM FOME

Com o apoio da Arquidiocese de Salvador, a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida – Comitê Salvador realiza a 6ª edição da campanha Carnaval sem Fome, que tem como objetivo incentivar a doação de alimentos não perecíveis durante os dias da folia. Com o slogan: “Com fome não se brinca”, a iniciativa arrecadou, entre os anos de 2007 e 2011, mais de 510 toneladas de alimentos, beneficiando cerca de 50 mil famílias em toda a Bahia.


Além da Basílica do Senhor do Bonfim e das paróquias São José (Amaralina), Sant’Ana (Rio Vermelho), São Paulo Apóstolo (IAPI), Santos Cosme e Damião (Liberdade) e Nossa Senhora da Luz (Pituba), as doações poderão ser feitas em academias, supermercados Bompreço e Cesta do Povo, Faculdades, Colégios, shows e ensaios, pontos de venda de camarotes e de abadás e também em postos instalados no circuito da festa. Os alimentos arrecadados serão distribuídos para famílias em situação de insegurança alimentar, bem como para obras assistenciais, associações e entidades localizadas na capital e no interior do estado. Mais informações pelo telefone (71) 3263-0253.

FONTE: site da Arquidiocese de Salvador

domingo, 5 de fevereiro de 2012

PADRE MANFRED

É COM ALEGRIA QUE RECEBEMOS HOJE PELA MANHÃ EM NOSSA PARÓQUIA, O NOSSO QUERIDO PÁROCO PADRE MANFRED.


ONTEM CELEBROU NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA A TARDE, E HOJE  EM NOSSA PARÓQUIA, NA MISSA DAS 08:30.
PADRE MANFRED ESTARÁ EM SALVADOR ATÉ O FINAL DO MÊS. 
ESPERAMOS QUE RETORNE A NOSSA PARÓQUIA, PARA JUNTOS CELEBRARMOS A PALAVRA DO SANTO EVANGELHO.