terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SEM FANTASIAS. AUTENTICIDADE É FUNDAMENTAL NA VIDA DE QUEM SEGUE A CRISTO

Cleópatra, Colombina, Pierrô. Durante o carnaval, não importa a fantasia, o que vale mesmo é aproveitar os dias da folia para se divertir e, por alguns instantes, viver papéis diferentes. Uma brincadeira que dura poucas horas, mas que pode gerar inúmeros problemas quando o dono ou a dona da fantasia não consegue compreender a diferença entre ser e representar, transformando a vida numa verdadeira peça teatral.

Falar sempre a verdade, apesar de parecer tão simples, nem sempre é fácil, principalmente quando interesses pessoais são colocados em jogo. Não é raro encontrar quem use máscaras para sair bem de uma situação, para não desagradar e ser aceito pelos outros. Entretanto, na convivência diária nada fica oculto e, aos poucos, as máscaras começam a cair. Para o cristão, independente da situação, ser autêntico é um princípio fundamental na vida de quem decide se colocar à disposição para seguir a Cristo.

De acordo com o padre Domingos Sávio, que também é psicólogo e atual pároco de São José Operário, em Pernambués, apesar de saber das dificuldades que enfrenta e que poderá enfrentar ao longo da vida, o cristão deve ser firme na sua caminhada. “Jesus nos fala de autenticidade e nos mostra a direção certa. Porém, tem gente que tem dificuldade em assumir algumas coisas, não porque quer, mas porque não consegue encarnar os valores do evangelho. Temos que lembrar que cada um é responsável pelas escolhas que faz ao longo da vida”, afirma.

FONTE: Site da Arquidiocese de São Salvador

Nenhum comentário: