terça-feira, 20 de julho de 2010

AS MÃOS

Nós rezamos, e vemos muitas pessoas rezarem o Pai Nosso de mãos dadas. 
Gostaríamos que refletissem sobre o profundo mistério que envolvem essas mãos que se unem:
A mão Jovem se une á mão idosa e entre elas, se cruza a mão eterna do Cristo. 
A mão fraca se une à mão forte e entre elas, se cruza a mão firme do Cristo. 
A mão branca se une a mão negra e entre elas, se cruza a mão santa do Cristo, que não tem raça e distinção. 
A mão tremula se une à mão segura e entre elas, se cruza a mão sustentáculo do Cristo. 
A mão calejada se une a mão sedosa e entre elas, se cruza a mão cravejada do Cristo. 
A mão do médico se une à mão do doente e entre elas, se cruza a mão ensangüentada de Jesus. 
A mão do empregado se une à mão do patrão e entre elas, se cruza a mão de mestre do Cristo. 
A mão da ignorância se une à mão da sabedoria e entre elas, se cruza a mão potente do Cristo.
A mão pecadora se une à mão da graça e entre elas, se cruza a mão do perdão do Cristo. 
A mão da vida se une à mão da morte e entre elas, se cruza a mão redentora do Cristo. 
Lamentavelmente, somente mãos fechadas não se unem a outras mãos fechadas.
Mas, mesmo assim, entre elas se põe e entre elas se cruza a mão aberta de Cristo!
No colo de Jesus nós não estamos somente de mãos dadas, mas abraçados em Cristo Jesus. 
Evangelize!!!!!

Enviado pela paroquiana Edrildice Rocha

domingo, 18 de julho de 2010

O ESCAPULÁRIO DE NOSSA SENHORA NÃO É UM AMULETO!




Muitas pessoas usam o escapulário ou outros objetos de devoção sem saber o seu verdadeiro significado, pior ainda quando usam como um amuleto, algo mágico que dá sorte, que livra de mau olhado ou coisa semelhante. Como se o verdadeiro sentido não viesse do coração daquele que usa tal objeto, que conhecendo o seu verdadeiro significado o usa para sinalizar algo que esta no seu intimo, sua fé, seus propósitos, sua conversão, a quem pertence. Muitos usam cruzes, medalhinhas, terços e grande numero usam o escapulário de Nossa Senhora do Carmo; como modismo, porque todo mundo esta usando ou aquele artista usou na novela. Qual o verdadeiro significado do Escapulário?

O Escapulário ou Bentinho do Carmo é um sinal externo de devoção mariana, que consiste na consagração à Santíssima Virgem Maria, por meio da inscrição na Ordem Carmelita, na esperança de sua proteção maternal. O escapulário do Carmo é um sacramental. No dizer do Vaticano II, “um sinal sagrado, segundo o modelo dos sacramentos, por intermédio do qual significam efeitos, sobretudo espirituais, que se obtêm pela intercessão da Igreja”.(SC 60)

A devoção do Escapulário do Carmo fez descer sobre o mundo copiosa chuva de graças espirituais e temporais”. (Pio XII, 6/8/50)

A devoção ao Escapulário de Nossa Senhora do Carmo teve início com a visão de São Simão Stock. Segundo a tradição, a Ordem do Carmo atravessava uma fase difícil entre os anos 1230-1250. Recém-chegada à Europa como nômade, expulsa pelos mulçumanos do Monte Carmelo, ela atravessava um período crítico. Os frades carmelitas encontravam forte resistência de outras ordens religiosas para sua inserção. Eram hostilizados e até satirizados por sua maneira de vestir. O futuro da Ordem era dirigida por Simão Stock, homem de fé e grande devoto de Nossa Senhora. Nesta aflitiva situação ele compôs uma oração, que repetia constantemente.

Flor do Carmelo, Videira florescente,
Esplendor do Céu,
Mãe sempre Virgem e Singular,
Aos Carmelitas daí privilégios
Ó Estrela do Mar.

Ao pedir “privilégios” o santo monge buscava junto à Mãe do Céu, sinais evidentes de proteção à Ordem a Ela dedicada. No dia 16 de julho de 1251, enquanto o piedoso Simão rezava esta oração, a Virgem apareceu. Tomando o escapulário nas mãos disse: “Filho caríssimo, recebe este Escapulário, sinal especial de minha confraternidade. Eis o sinal da salvação! Salvação dos perigos. Quem morrer revestido com ele, não padecerá do fogo do eterno”.

O escapulário era um avental usado pelos monges durante o trabalho para não sujar a túnica. Colocado sobre as escápulas (ombros), o escapulário é uma peça do hábito que ainda hoje todo carmelita usa.

Com o tempo, estabeleceu-se um escapulário reduzido para ser dado aos fiéis leigos. Dessa forma, quem o usasse poderia participar da espiritualidade do Carmelo e das grandes graças que a ele estão ligadas; entre outras o privilégio sabatino: em sua bula chamada Sabatina, o Papa João XXII afirma que aqueles que usarem o escapulário serão depressa libertados das penas do purgatório no sábado que se seguir a sua morte. As vantagens do privilégio sabatino foram ainda confirmadas pela Sagrada Congregação das Indulgências, em 14 de julho de 1908.

O escapulário é feito de dois quadradinhos de tecido marrom unidos por cordões, tendo de um lado a imagem de Nossa Senhora do Carmo, e de outro o Coração de Jesus, ou o brasão da Ordem do Carmo. É uma miniatura do hábito carmelita, por isso é uma veste. Quem se reveste do escapulário passa fazer parte da família carmelita e se consagra a Nossa Senhora. Assim, o escapulário é um sinal visível da nossa aliança com Maria. É importante destacar algumas atitudes que devem ser assumidas por quem se reveste deste sinal mariano:

• Colocar Deus em 1º lugar na sua vida e buscar sempre realizar a vontade D’ele. 
• Escutar a Palavra de Deus na Bíblia e praticá-la na vida.
• Buscar a comunhão com Deus através da oração, que é um diálogo íntimo que temos com Aquele que nos ama.
• Abrir-se ao sofrimento do próximo, solidarizando-se com ele em suas necessidades, procurando solucioná-las.
• Participar com freqüência dos sacramentos da Igreja, Eucaristia e Confissão, para poder aprofundar o mistério de Cristo em sua vida.

O escapulário não é sinal de proteção mágica: não é amuleto. Não é garantia automática de salvação. Não nos dispensa de viver as exigências da vida cristã. A imposição do Escapulário do Carmo é feita uma única vez para toda a vida, por um religioso carmelita ou por um sacerdote que siga o rito estabelecido pela Igreja. A benção é dada à pessoa para que ela seja digna de vesti-lo, e não ao escapulário. O escapulário gasto pode ser substituído por outro ou por uma medalha.


Eu fui revestido com o Escapulário no dia 16 de Julho de 1996 quando estava no Noviciado da Canção Nova, neste dia consagrei minha afetividade e sexualidade aos cuidados da Virgem Maria, que pode contar sempre com os meus esforços e abertura de coração para ser digno de receber as graças desta santa devoção.

Oração A Nossa Senhora do Carmo

Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, olhais com especial ternura os que se revestem do vosso Santo Escapulário. Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre. Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder. Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes. Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho dedicado, para que eu possa louvar-Vos por toda a eternidade. Amém

Nossa Senhora do Carmo rogai por nós!

Padre Luizinho,
Com. Canção Nova.


sábado, 17 de julho de 2010

FORMANDA THALITA

A Paróquia Santa Rosa de Lima parabeniza a formanda em Enfermagem Thalita Lobo, filha de nossos paroquianos, Chico e Rita (animadores de nossa missa aos sábados) por mais uma etapa vencida em sua vida.
Que o Senhor guie sempre a sua caminhada, transmitindo a você paz, confiança, serenidade e compaixão para com as pessoas que passarão em sua vida profissional.
Felicidades!

domingo, 11 de julho de 2010

BANDA ESTRADA ILUMINADA


A Banda Estrada Iluminada teve seu início em setembro de 2009. Inicialmente tinha a formação mais simples com violão, voz, guitarra e percussão, começaram participando do Ministério de Louvor nas Missas da Paróquia Nossa Senhora do Loreto (Igreja Santo Expedito) em Itapuã, e animando Missas em outras comunidades além de cerimônias como casamento, batizado e outros.
Após a saída do cantor e violonista em dezembro de 2009, a banda teve que tomar uma importante decisão: Terminava ou continuava sem caminhada rumo à evangelização através da música. Foi então que ficou decidido de continuarmos com nosso propósito dentro da música católica. Ou seja, Levar o evangelho através da nossa música na intenção de expandir para outras comunidades o prazer de louvar, através de canções, a presença de Deus em nossas vidas.
A nova formação conta agora com: Pierre (Bateria), Lílian de Freitas (Baixo), Andrezão (Guitarra), Fabiano Simões (Guitarra solo), e Fabiano Caissuti (Vocal).
Nesse formato os únicos remanescentes são Fabiano Simões e Pierre.
.
A banda tem influência de vários ritmos devido a sua atual formação composta de músicos vindos de bandas seculares, e outros que surgiram dentro da própria religião.
A Estrada Iluminada procura um segmento direcionado mais para o Pop/Rock não deixando de passear também pela MPB, procurando preservar sempre a sua essência religiosa.
O nome Estrada Iluminada corresponde ao ato que temos de procurar através de Deus, nossa melhor estrada. E sendo assim, nossa estrada estará cercada de luz, de graças e bênção.
O nome iluminada tem um significado de encher nossa vida de Luz, sendo uma perfeita comunhão com Deus, fazendo ressurge o sol que nos aquece e envolve de forma intensa em cada amanhecer. Nossa música é como um farol que mostra a todos aqueles que ouvem nossa canção, a iluminação oferecida por Ele. Onde você jamais viverá no escuro a derramar lágrimas sentidas de dor, por que a presença Dele é viva em nosso viver.
.
NOSSA MISSÃO: A banda que canta, louva e faz composições de músicas católicas, também evangeliza pelas canções que falam de Cristo e seus benefícios na vida de cada um. Cada evento feito por nós em qualquer comunidade que seja, é a certeza absoluta que pela música, encontramos também a verdadeira razão de sermos católicos.

Contato:(71) 8775-5495 ou 9161-2472


Quer conhecer mais sobre a banda, entre no blog: http://bandaestradailuminada.blogspot.com/

domingo, 4 de julho de 2010

ESPERA NO SENHOR

Deixe que o Senhor aja

“Esperar” comporta dois sentidos: a esperança, a confiança que existe em nós, e o esperar com relação ao tempo. As coisas não acontecem de uma hora para a outra. Essa espera pode significar um, nove, dez anos ou mais. Nenhuma planta nasce da noite para o dia; nenhuma criança se forma no ventre da mãe em três meses. O importante é saber que na hora em que eu faço o pedido, confiando e abandonando-me ao Senhor, Ele já começou a agir.

Certa vez, quando eu era garoto, deixamos alguns ovos para uma galinha chocar. Eu e meu irmão aguardamos ansiosamente completarem vinte e um dias. Quando isso aconteceu, nós, muito afoitos, quebramos os ovos para os pintinhos saírem. Resultado: foi uma tristeza! Coitadinhos dos pintinhos! Ainda não estava na hora! Aqueles que saíram sozinhos estavam perfeitos. Nós estragamos tudo com nossa pressa. Era só esperar um pouquinho e tudo sairia bem. É isto: “Espera no Senhor e Ele agirá”.

Faça como a galinha: pacientemente ela fica esquentando os ovos com seu calor. Ela “não põe o bico”, apenas espera. Se você tem de esperar pela mudança de seu marido, sua mulher, seu filho, sua situação econômica, doença, repouse aí com “suas asas”. Repouse sobre a situação: orando, intercedendo, esquentando com o calor do Espírito Santo. Fique “chocando” a situação e não “ponha o bico” lá dentro. Você pode estragar tudo. Não queira apressar as coisas! Deixe que o Senhor aja.

Não quero com isso dar uma receita de conformismo. Não é para cruzar os braços e viver alienado; ao contrário: é para ser ativo e determinado, mas sem pôr “o carro na frente dos bois”.

O mundo anda muito mal porque homens e mulheres não souberam fazer a vontade de Deus. Eles quiseram fazer a própria vontade. Quiseram salários altos, situações privilegiadas e títulos. Em consequência, estão em lugares errados: homens e mulheres na política, na educação, na indústria e comércio, na psicologia e medicina, vivendo em lugar errado. É preciso buscar o lugar que Deus preparou para você. Não apresse as coisas; não as estrague! Espere! Confie sua sorte ao Senhor. Espera n'Ele e Ele agirá.

(Trecho do livro "Considerai como crescem os lírios" de Monsenhor Jonas Abib)