segunda-feira, 25 de março de 2013

CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA

DIA 27/03 – QUARTA-FEIRA DA MISERICÓRDIA
 
FESTA DO SENHOR DOS PASSOS – PROCISSÃO DO ENCONTRO
Esta celebração recorda o encontro entre o Senhor Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.
DIA 28/03 – QUINTA-FEIRA SANTA
 
MISSA DOS SANTOS ÓLEOS
Celebração que reúne todo o clero da Arquidiocese para, diante do Arcebispo, renovar os votos sacerdotais, visto ser esta a Missa que comemora a Instituição do Sacerdócio. Recebe este nome por ser nela que acontece a bênção dos óleos que serão usados durante o ano nas celebrações do Batismo, do Crisma, da Unção dos Enfermos e da Ordem.
MISSA DA INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA E LAVA-PÉS
Celebra o gesto de humildade de Jesus Cristo, que, antes de instituir a Eucaristia, lava os pés dos seus apóstolos. A Celebração do Lava-pés também comemora a Instituição da Eucaristia. Ao final, os altares são totalmente desnudados, ou seja, são tirados panos, flores e toda forma de decoração, em sinal de tristeza pela morte de Jesus Cristo.
DIA 29/03 – SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
 
SOLENIDADE DE ADORAÇÃO DA CRUZ
Neste dia não há Missas. Acontece uma solenidade onde é proclamado o Evangelho da Paixão de Jesus Cristo, seguido da adoração da Cruz. O Sagrado Madeiro é apresentado ao povo com o canto que diz: “Eis o Lenho da Cruz do qual pendeu a Salvação do Mundo”. Antes do encerramento, é distribuída a Eucaristia que foi consagrada no dia anterior. Esta Solenidade é seguida da PROCISSÃO DO SENHOR MORTO, que sai da Igreja do Carmo e percorre as ruas do Centro Histórico.
DIA 30/03 – SÁBADO DE ALELUIA
 
VIGÍLIA PASCAL
Neste dia, as igrejas permanecem fechadas. É a referência litúrgica à presença de Jesus no sepulcro. À noite, o povo se reúne para aquela que é considerada a maior de todas as noites no Ano Litúrgico: a noite da Vigília Pascal. A Igreja se reúne para fazer memória da libertação trazida por Cristo para toda a Humanidade.
A Celebração é dividida em três momentos:
 
1. Bênção do Fogo Novo – Na porta da Igreja, o presidente da Celebração abençoa o fogo aceso na fogueira e, com ele, acende um Círio Pascal (vela grande onde estão escritos os números do ano – no caso, 2008 – e as letras gregas Alfa e Ômega, Jesus é o princípio e o fim da História e a luz do mundo).
 
2. Proclamação das leituras bíblicas – Dentro da Igreja são proclamadas leituras bíblicas que fazem lembrar desde a primeira Páscoa (a dos Judeus), que libertou o Povo de Deus da escravidão no Egito, até a Páscoa definitiva, ou seja, a libertação de todo homem da escravidão da morte pela Ressurreição de Cristo.
 
3. Bênção da Água – Com esta água serão batizados os adultos (catecúmenos) na noite da Páscoa. Este costume remonta às primeiras comunidades cristãs.
 
4. Continuação da Missa como de costume.
DIA 31/03 – DOMINGO DE PÁSCOA
 
MISSA DE PÁSCOA
Celebração daquela que é a maior festa do Cristianismo. Os fieis cristãos-católicos sustentam a sua fé na certeza de que Cristo ressuscitou e, por Ele, continuam se encontrando durante mais de dois mil anos para celebrar a vida que não termina, mas que, em Cristo, encontra a sua plenitude.
 
FONTE: Site da Arquidiocese de São Salvador

Nenhum comentário: