segunda-feira, 18 de julho de 2011

FESTA PARA O PADROEIRO DOS MOTORISTAS

Para enfrentar os buracos, engarrafamentos e stress do trânsito das grandes cidades só pedindo ajuda para São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, que é celebrado neste mês de julho. Em Salvador, o ponto alto das homenagens será a missa solene presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, no dia 25 de julho, às 19 horas, na paróquia dedicada ao santo, no bairro de São Cristóvão. Também no dia festivo, haverá missa e benção dos motoristas, às 7h30 e missa ao meio dia.

As homenagens começaram no dia 16 de julho com o novenário que segue até o dia 23 de julho, sempre às 19h. No último dia de novena, 24 de julho, a programação começa às 17h com uma procissão pelas ruas do bairro e na seqüência acontece a santa missa, às 18h. As noites de novena serão organizadas pelos grupos, setores e movimentos da paróquia a partir do tema central: “Por causa da tua palavra lançaremos as redes” Lc 5,5.

“É com grande alegria que celebramos a Festa de São Cristóvão. Este ano de forma especial, o centro do nosso novenário será a Palavra de Deus como fonte de vida e Salvação; sempre obedientes a Jesus que nos convida a lançarmos as redes. Eis a nossa Missão!”, explica padre Cristóforo Testa, pároco de São Cristóvão.

Protetor dos viajantes e motoristas, São Cristóvão é venerado em todo o mundo. Ele usava toda a sua altura e fortaleza para atravessar pessoas de uma margem à outra de um rio caudaloso. Certo dia, de repente, quando tomou nos ombros um leve menino, este começou a pesar tanto que Cristóvão precisou apoiar-se num cajado para atravessar o rio. Ouviu, então, do menino: “Muito mais que o mundo inteiro, tu carregaste o Senhor do Mundo. Sou Jesus, a quem tu serves”.

Nenhum comentário: