domingo, 17 de julho de 2011

A ESPIRITUALIDADE DO DÍZIMO


As ações pastorais e a sua fidelidade aos planos de Deus
O gesto concreto de fé e gratidão a Deus é o que motiva os voluntários na hora de aderir ao Dízimo. Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho desenvolvido pela Pastoral do Dízimo não se resume a questões financeiras e está apoiado em diretrizes espirituais de serviço e evangelização.

Atuante na Arquidiocese de Salvador desde 2000, a Pastoral adota em 2011 o tema Dízimo e Conversão, justamente para refletir sobre a ideia de devolução dos bens, em que a Palavra de Deus se manifesta no ato de gratidão do Cristão.

“ Dentro desta dimensão de fé, queremos levar esta mudança de caminho em que o Dízimo é encarado como sinal de pertença à Igreja. Devolvemos a Deus o que a Ele pertence. Portanto, não é somente o lado financeiro que está em jogo, mas a fidelidade aos planos divinos. Para que as ações evangelizadoras aconteçam, necessita-se de recursos e é com este propósito que nós trabalhamos.”, explica a coordenadora da Pastoral Arquidiocesana do Dízimo, Cledinalva Nunes.

Para atrair mais voluntários, os agentes geralmente promovem o minuto e o plantão do Dízimo e contam, durante as celebrações, com o incentivo dos padres. Estas reflexões, levadas à comunidade através de testemunhos, muitas vezes despertam nas pessoas a vontade de servir e atender ao chamado de Deus.

Foi assim que aconteceu com Maria da Conceição Freitas. Voluntária da Pastoral do Dízimo, desde 2000, na Paróquia Nossa Senhora de Brotas, ela conta que a partir do momento em que se engajou nos trabalhos, sentiu-se mais ativa e com mais vontade de viver.

“Eu passei a ter mais consciência da minha necessidade, ou seja, do que eu realmente preciso para sobreviver. Hoje, eu sou muito motivada pelas ações desta Pastoral e por isso eu sirvo com muito amor”, declarou.

Do mesmo modo, Adelmo Sampaio, agente da Pastoral do dízimo na Paróquia Jesus de Nazaré – Vila Laura, afirma que desde que ingressou nas ações pastorais, em 2003, obteve um crescimento espiritual gradativo.

“Das pastorais em que já trabalhei, esta foi a que eu mais me identifiquei. Aqui, a pessoa se sente cumpridora da missão evangelizadora de Cristo e contemplada pelas graças de Deus. O aprendizado é contínuo. Atualmente, eu estou conseguindo usar a minha experiência de vida missionária em outros ambientes em que vivo fora da Igreja.”, disse.

Os serviços prestados pela Pastoral do Dízimo são importantes para as obras da Igreja. Através da arrecadação, projetos de catequeses, evangelização e outras ações são mantidos e muitas pessoas são apresentadas à Palavra de Deus. “Quando eu entrei na Pastoral, comecei a me conscientizar sobre o valor da gratidão a Deus e a prestar mais atenção em Sua presença nas pequenas coisas”, comentou Carmem Santana, membro da Pastoral do Dízimo na paróquia Nossa Senhora da Assunção.

A Pastoral do Dízimo está disponível para qualquer pessoa que desejar contribuir ou participar dos trabalhos desenvolvidos. Para fazer parte, os interessados devem procurar, nas paróquias, os responsáveis pela Pastoral e fazer o cadastro. Mais informações, ligar para 4009-6609.

Nenhum comentário: