terça-feira, 28 de junho de 2011

PAPA ENTREGARÁ PÁLIO A NOVOS ARCEBISPOS BRASILEIROS


Leonardo Meira
Da Redação, com Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé e Nunciatura Apostólica do Brasil


Os sete novos Arcebispos Metropolitanos brasileiros nomeados ao longo do último ano estão na lista dos que receberão a imposição do pálio das mãos do Papa Bento XVI na próxima quarta-feira, 29, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo.

Os prelados são:
- Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger;
- Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães;
- Arcebispo de Pelotas (RS), Dom Jacinto Bergmann;
- Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Hélio Adelar Rubert;
- Arcebispo de Passo Fundo (RS), Dom Pedro Ercílio Simon;
- Arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa;
- Arcebispo de Brasília (DF), Dom Sérgio da Rocha.

O Pontífice presidirá à Santa Missa na Basílica de São Pedro, às 9h30 (hora local). A cerimônia também marca o feliz acontecimento do 60° aniversário da Ordenação presbiteral de Bento XVI. Concelebrarão os Cardeais que assim o desejarem e os novos Metropolitas.






Significado do Pálio: 

- O Pálio significa, a estreita relação entre os Bispos metropolitanos com o Papa, o sucessor de São Pedro. E ao mesmo tempo o Pálio é uma espécie de julgo, de canga, se a gente quiser usar a palavra bem compreensível no Brasil. E o simbolismo é muito claro: é o doce julgo do serviço pastoral que é entregue aos Bispos, que em nome de Jesus Cristo exercem esse serviço na frente de suas Igrejas particulares nas dioceses. É o amor, a caridade pastoral em relação ao rebanho. Os Bispos são pastores do rebanho em nome de Jesus Cristo e por isso mesmo o Pálio serve de sinal identificador do Pastor à frente de seu rebanho.

Significado da missão, depois de receber o Pálio:

- O significado é muito claro e forte também, justamente de ajudar o nosso povo a ter um encontro com o verdadeiro pastor de suas almas que é o próprio Jesus Cristo, o Bom Pastor. A Igreja como comunidade dos discípulos do Senhor tem por missão reunir os discípulos em torno de Jesus Cristo, essa sim, é a grande finalidade deste encontro.


Nenhum comentário: