sábado, 19 de março de 2011

TUDO PRONTO PARA POSSE DE D. MURILO


Boas vindas no aeroporto e decoração da Catedral Basílica marcam a semana da posse do novo arcebispo
Há poucos dias da posse de Dom Murilo Krieger como arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, a Arquidiocese de Salvador vive momentos de expectativa e muito trabalho. Os fieis, padres, diáconos e religiosos estão mobilizados para recepcionarem Dom Murilo e a comissão responsável pelo evento finaliza os últimos preparativos. A solenidade de posse será no dia 25 de março, às 19 horas, na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus.
Na próxima terça-feira, 22 de março, os católicos de Salvador receberão o novo arcebispo no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães. A chegada está prevista para às 20h35 e uma comissão liderada por Dom Geraldo Majella Agnelo, administrador apostólico da arquidiocese dará as boas vindas a Dom Murilo. Também integram a comitiva de recepção o bispo auxiliar Dom Gregório Paixão e alguns vigários episcopais, que representam as regiões da arquidiocese.
Ainda na próxima semana, a Catedral Basílica receberá 500 cadeiras, além dos bancos e acentos já existentes para acomodar as pessoas que forem participar da missa e posse. Um telão será instalado na sacristia e outros dois na praça do Terreiro de Jesus para que os fiéis possam acompanhar a cerimônia. A expectativa é que dentro da Catedral tenham cerca de 2 mil pessoas.
A decoração do espaço será discreta para facilitar a circulação no templo e dar destaque ao principal símbolo da festa: a cátedra, cadeira usada pelo arcebispo nas celebrações. Também chamada de Sólio Episcopal o assento representa a autoridade e o magistério do bispo.


As autoridades que virão para a cerimônia chegam na quinta (24) e na sexta-feira (25) e para receber os visitantes a Arquidiocese montou um esquema de acolhimento para os bispos e os padres. Além do representante do papa no Brasil, o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, estarão na posse os cardeais Dom Cláudio Hummes, Dom Eugênio de Araújo Sales, Dom Odilo Pedro Scherer e os bispos Dom Orani João Tempesta, Dom Dimas Lara Barbosa e Dom Itamar Vian. Do cenário político está confirmada a vinda do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo e dos os senadores Luiz Henrique da Silveira, Casildo João Maldaner e Paulo Roberto Bauer.
Entre os fiéis da arquidiocese, a movimentação também é intensa. Paróquias e movimentos leigos estão organizados e diferentes grupos montaram caravanas para participar da missa de posse. Um exemplo é a Paróquia São Paulo Apóstolo, no IAPI que levará um ônibus com paroquianos para a Catedral. No site do Movimento Escalada, um espaço será criado para que os participantes do grupo deixem mensagens para o novo arcebispo. Posteriormente, este material será transformado em um cartão e entregue a Dom Murilo.
A liturgia da missa será a do dia, festa da Anunciação do Senhor, portanto os paramentos serão bancos e certamente haverá um canto dedicado a mãe de Jesus. Os cuidados com a preparação da missa ficaram a cargo da dimensão litúrgica, dos seminaristas e do cerimonial da arquidiocese. A concentração do clero para a celebração será na Igreja de São Domingos, de onde os padres seguirão em fila até a Catedral Basílica.

Nenhum comentário: