sábado, 27 de novembro de 2010

COM MARIA E JOSÉ PREPAREMOS O NASCIMENTO DO SALVADOR

Dom Canísio Klaus

No domingo, 28 de novembro, iniciamos nossa caminhada para o Natal. Fazemos isso com o casal José e Maria, escolhido por Deus para dar entrada no mundo ao nosso Salvador, Jesus de Nazaré. Assim como Maria, queremos dizer: “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38) e, a exemplo de José, queremos fazer o que o anjo do Senhor nos propõe: levar Maria para casa e esperar que se completem os dias da sua gravidez (Mt 1,24), sabendo que aquilo que está por se realizar é obra do Espírito Santo.

O tempo de caminhada para o Natal leva o nome de “advento”. É tempo de alegre e piedosa expectativa, no qual recordamos a primeira vinda de Jesus e ficamos no aguardo da sua segunda vinda no fim dos tempos.

Na sociedade consumista em que estamos imersos, este tempo, infelizmente, foi esvaziado do seu sentido teológico e espiritual. Não há mais clima para curtir a espera, uma vez que, desde o final de novembro as ruas se enfeitam com motivos natalinos. As rádios passam a tocar músicas próprias do tempo do Natal e o comércio exibe figuras do Papai Noel. Desde cedo são exibidos presépios em lugares públicos. As pessoas são incitadas a comprarem presentes para dar aos seus amigos, e o ruído das festas de final de ano impede a concentração. Em vez de tempo de espera, o período do Advento passou a ser um tempo de consumo.

Remando contra a correnteza, a Igreja convida as pessoas à oração e reflexão. Convida as pessoas a participarem das celebrações dos quatro finais de semana do Advento. Motiva a reunião dos grupos de família para rezar, meditar e celebrar a misericórdia de Deus através do sacramento da penitência.

A Diocese de Santa Cruz do Sul preparou um roteiro para ajudar os grupos a melhor viverem este período. No roteiro se faz um convite a que:

1. Fiquemos vigilantes e não sucumbamos às tentações do mundo que tendem a nos afastar de Deus e nos levar pelo caminho dos vícios, da droga e do consumismo.
2. Estejamos preparados para correr ao encontro do Filho de Deus que vem para nos salvar.
3. Acreditemos em dias melhores, empenhando nossas energias para erradicar o sofrimento e propiciar a chegada de “um novo céu e uma nova terra” (Ap 21).
4. Afirmemos a força da vida em uma sociedade onde o meio ambiente é agredido, a biodiversidade combatida, o aborto promovido e os idosos abandonados.
5. Perdoemos o próximo e confiemos na misericórdia de Deus.

Inspirados no casal Maria e José, preparemos os lares dos nossos corações para acolhermos o menino Deus na aurora do 25 de dezembro.

Um bom Advento para todos!

Nenhum comentário: