segunda-feira, 14 de setembro de 2015

MÊS DA BÍBLIA - FIQUE POR DENTRO PARTE II

Pascom – Até pouco tempo os católicos não liam a Bíblia. A Bíblia já chegou, de fato, na vida das pessoas, ou ainda são necessárias campanhas e formações para que as pessoas leiam a Bíblia?
Padre Carlos André – É interessante essa pergunta, será que a Bíblia já chegou, de fato, na vida da gente? Enquanto livro não existe nenhuma dificuldade de acesso ao texto, só não tem se não quiser.E se não quiser ter, ela está disponível na internet. Mas será que já chegou na vida? As campanhas e formações são mecanismos criados para auxiliar as comunidades no caminho de descoberta da bíblia como fonte de sabedoria e de comunhão com Deus.
Saber viver é algo que todos nós buscamos quando encontramos a fé, por isso a sabedoria bíblica nos oferece um caminho que nos conduz ao mesmo tempo a Deus e à nossa maior felicidade. Para isso, interpretar os textos da bíblia num contexto comunitário, como nos propõem as campanhas e formações bíblicas, é fundamental para alcançar sua riqueza. Contudo, essas iniciativas que tem um alcance enorme, tem sido mal explorada. Nem todas as comunidades prezam pela formação bíblica para que a leitura seja mais prazerosa e dê mais frutos.
Eu acredito que a partir do empenho na formação de grupos bíblicos nas paróquias, como se prevê no plano pastoral arquidiocesano, uma nova fase na relação da igreja com os fiéis pode se abrir. Porém, atenção, é necessário preparar-se para oferecer um caminho iluminado quando se convida a entrar na floresta dos textos sagrados. A distância no tempo e no espaço entre nós e os autores sagrados podem preparar armadilhas para uma compreensão aprofundada da bíblia. Por isso, a capacidade de transformar a realidade que a bíblia possui necessita de leitores assíduos e humildes, para saberem retirar dela seu tesouro sem se confundirem, mas ao contrario, saírem enriquecidos, com sua humanidade redimida.
FONTE: http://arquidiocesesalvador.org.br/site/?p=18736

Nenhum comentário: