sexta-feira, 16 de maio de 2014

COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA CELEBRA UNIÃO DE FÁTIMA E APARECIDA

Dois países e duas histórias se entrelaçam neste mês de maio 

para celebrar a devoção a Virgem Maria. 


Centenários de BênçãosCom a união dos Santuários marianos de Aparecida (Brasil) e Fátima (Portugal) para a comemoração dos jubileus de 2017, a Comunidade Luso-Brasileira tem muitos motivos para se alegrar. 
A entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima que ocorrerá no próximo final de semana no Santuário Nacional de Aparecida marcará o início da programação conjunta entre os dois templos religiosos. Para o diretor da Casa de Portugal Paulo Machado, a iniciativa tem grande valor para aqueles que escolheram o Brasil como sua pátria. 
“A Comunidade Luso-Brasileira é uma comunidade plenamente integrada na vida e na sociedade brasileira, motivo pelo qual entende que o Brasil é a sua pátria escolhida para residir e os brasileiros seus compatriotas. Nessa conformidade, mesmo não esquecendo a Pátria mãe, seus hábitos, costumes e cultura, adotou novos hábitos, novas devoções e assimilou a cultura brasileira”, disse em entrevista ao A12.com. 
Foto de: arquivo pessoal.
Paulo Machado
Para Paulo Machado a celebração 
tem um "significado que 
ultrapassa a devoção" e 
representa "o congraçamento 
de dois povos que 
falam a mesma língua, 
partilham a mesma história 
e comungam da mesma fé".  
“O fato do Santuário Nacional de Aparecida receber uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima tem um significado que ultrapassa a devoção: significa a identidade e o congraçamento de dois povos que falam a mesma língua, partilham a mesma história e comungam da mesma fé”, completou. 
Para o diretor, o mês escolhido para o início das festividades que já é carregado de um profundo significado para os cristãos, por ser dedicado a Maria e celebrar o dia festivo de Nossa Senhora de Fátima, denota também uma “coincidência de comemorações” que marca profundamente o calendário comemorativo dos jubileus de 2017.   
“A Casa de Portugal se associa às iniciativas conjuntas dos dois Santuários, em representação dos portugueses e luso-descendentes, numa manifestação de fé e de luso-brasilidade, nesse conjunto de cerimônias que inaugura um calendário binacional de comemorações”, finalizou. 
A promoção das solenidades conta com o apoio da Casa de Portugal e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, sediados em São Paulo.
Para as atividades estão sendo aguardadas diversas autoridades civis e religiosas tanto brasileiras como portuguesas. Representando o embaixador de Portugal estará presente o Cônsul Geral de Portugal Dr. Paulo Lourenço.
O reitor do Santuário Nacional padre Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R., sublinhou a significativa presença da Comunidade Luso-Brasileira neste evento. “Nós estamos convidando toda a Comunidade Portuguesa a se fazer presente aqui em nosso Santuário nessa data significativa para nossa vida de fé. Assim, estarão vocês ajudando romeiros presentes no Santuário e telespectadores do Brasil e até de Portugal a se unirem àquela singular assembleia de fé. Vocês ajudarão esses irmãos e irmãs a agradecer a Deus essa Sua bonbosa irrupção em nossas vidas através de Sua Filha Predileta, Maria de Nazaré, seja sob o título de Fátima seja de Aparecida”.
A programação representa a primeira iniciativa do calendário comemorativo que culminará em 2017, da série de atividades conjuntas entre os dois santuários marianos.
FONTE: http://www.a12.com/santuario-nacional/noticias/detalhes/comunidade-luso-brasileira-celebra-uniao-de-fatima-e-aparecida

Nenhum comentário: