segunda-feira, 14 de abril de 2014

EXPOSIÇÃO INÉDITA EM SALVADOR REVELA EM FOTOS A BELEZA DA FÉ CATÓLICA

Será aberta no próximo dia 23 – e vai até 06 de maio – a Exposição Momentos de Fé, da fotógrafa Patrícia Guerra. A mostra, inédita em Salvador, revela, em 20 painéis, instantes de devoção dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Resgate, onde a artista trabalha, de maneira voluntária, na Pastoral da Comunicação. Contando com o apoio da Arquidiocese de Salvador, a Exposição, que acontece no Shopping Bella Vista, lança um olhar atento, minucioso e sensível sobre a fé católica. Esta é a primeira vez, na história recente da cidade, que Salvador franqueia ao público uma exposição fotográfica desta natureza.

Paulista, Patrícia Guerra tem larga experiência na área de comunicação, onde atua profissionalmente. A vocação para a fotografia, entretanto, nasceu em Nova York, onde morou por quatro anos e estudou Marketing de Eventos e Entretenimento e Produção de Cinema na New York University School of Continuingand Professional Studies. Mas o diálogo com as lentes aconteceu muito antes. “Meu primeiro contato com fotografia profissional foi na Faculdade, em São Paulo, mas, verdade seja dita, muito pouco absorvi, principalmente da técnica de revelar. Quando morei em Nova York – de 2000 a 2004 – o contato com tecnologias, com a cultura imagética da cidade (arte, cinema e teatro inundam nossos sentidos a todo instante) produziu em mim uma espécie de despertar. Fiz um curso de produção de cinema, o que me atentou para técnicas e tecnologia de imagem”, conta a artista.

Êxtase

O resultado de tantos anos de contato com a imagem e a fé católica que professa resultaram na Exposição Momentos de Fé. “A arte da fotografia é plenamente alcançada quando a foto busca interpretar a realidade, ultrapassando o instante aprisionado para revelar as intenções, o olhar do fotógrafo sobre determinado aspecto, de forma a revelar em matizes estéticos e estilísticos o que está além da imagem: conceitos, ideias, sentimentos”, ensina o professor de Análises de Públicos e Mercados Culturais da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Sérgio Sobreira.

E ele completa: “É o que faz Patrícia Guerra na exposição Momentos de Fé. Um exercício cuidadoso de trazer para a plasticidade das imagens as dimensões transcendentes de quem vê além do palpável, do concreto, de quem re-significa o real por acreditar no divino”.

A mostra, conclui, “é um exercício de devoção, mas que não se contem em documentar e enaltecer a beleza da crença. Patrícia vai além! Ao apropriar-se da técnica (ângulo, perspectiva, linha de mira,), tece com paixão e lirismo a poética do lócus onde o humano e o sagrado se encontram, re-velando a contrição, a compaixão, o êxtase. Momentos onde crer e ver não se excluem, ao contrário, se fundem, resultando naquilo que Ferreira Gullar preconizou: a arte – como Deus – existe porque a vida não basta”.

FONTE: http://www.arquidiocesesalvador.org.br/noticias/exposicao-inedita-em-salvador-revela-em-fotos-a-beleza-da-fe-catolica/#sthash.4z4Jo8Ct.dpuf

Nenhum comentário: