domingo, 13 de abril de 2014

'A PAIXÃO DE CRISTO' SERÁ ENCENADA NO FAROL DA BARRA

O espetáculo épico teatral "A Paixão de Cristo" será encenado no Farol da Barra, em Salvador, e contará com 70 atores, entre eles o apresentador Jackson Costa, que irá interpretar Jesus Cristo.

Espetáculo é apresentado há 23 anos. (Foto: Alfredo José Neto/Arquivo Pessoal)As apresentações serão realizadas de 16 a 20 de abril, sempre às 18h30. Os ingressos para a encenação podem ser trocados por 2kg de alimentos não perecíveis, que serão doados às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Os locais de troca estão instalados no Shopping Iguatemi, no Farol da Barra, e nos postos da Ferreira Costa e da OSID [Confira os detalhes dos centros de troca no final da matéria].

A peça faz parte da segunda edição do Festival Artes do Sagrado, que acontece de 10 a 20 de abril, e reúne uma série de atividades gratuitas entre concertos sinfônicos e corais, rotas gastronômica, de cinema e museus em Salvador. Veja mais detalhes da programação no site do evento.

A Paixão de Cristo terá tecnologia de ponta na iluminação cênica e na sonorização ao vivo, além de efeitos especiais, como o voo do arcanjo Gabriel, a levitação de Lázaro.

Toda a programação do festival foi anunciada na manhã desta quinta-feira (3) pelo prefeito ACM Neto, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e Paulo Dourado, diretor geral do festival. "Este é o momento de trazer o turista e mostrar para ele que tem atividades acontecendo em Salvador", disse o prefeito. "É um evento voltado para a qualidade artística", acrescentou o diretor.

Inicialmente, foi divulgado que a encenação de A Paixão de Cristo seria realizada na Arena Fonte Nova, mas houve uma mudança no calendário do estádio, o que resultou na escolha de um outro espaço, informou Paulo Dourado. Segundo o diretor, no bairro da Barra, a estrutura para o espetáculo será montada em frente à Cabana da Bahia, ao lado do Farol. Cinco mil cadeiras serão instaladas para o público.

Feira
Além de realizar A Paixão de Cristo, o Festival Artes do Sagrado promove outras atividades em Salvador. Uma delas é a Feira Artes do Sagrado, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de abril, na área externa do Museu Palacete das Artes, no bairro da Graça.

Aberto a partir das 14h, o espaço contará com participação de 40 artesãos do Instituto Mauá e da Cooperativa de Produtores de Artigos Religiosos e Culturais da Bahia (COOPARC). Os visitantes poderão adquirir peças sacras do Recôncavo Baiano e de todo o interior da Bahia.

Concertos
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (Neojiba) irão realizar concertos gratuitos tendo como tema o sagrado. As apresentações irão acontecer em espaços variados na capital baiana e serão gratuitas. Confira abaixo a programação:

10/04, às 19h – Concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia e Coro, regidos pelo maestro Carlos Prazeres, na Igreja de São Francisco.

11/04, às 20h – Concertos regidos pelos maestros Dilton César e Ângelo Rafael, na Igreja de São Francisco.

12/04, às 19h – Encontro de Corais, na Catedral Basílica, com os corais Água Viva, Conceição da Praia, Ars Cantandi, IFBA, Sebrae, TRT, Coelba e Coral Fecomércio.

13/04, às 9h – Concerto da Orquestra de Violões da UFBA, na Igreja de São Francisco.

13/04, às 10h – Canto Gregoriano e liturgia, no Mosteiro de São Bento.

14/04, às 19h – Concerto Neojibá (Coro e Orquestra), no Mosteiro de São Bento.

15/04, às 19h – Concerto do músico Gerônimo, com o Coro Sinfonia (UNEB) e o mastro Davi Tourinho, na Escadaria do Paço (Pelourinho).

21/04, às 21h – Concerto de encerramento no Farol da Barra, com o Maestro Sérgio Souto e o Coro Vozes Reveladas, além de show com atração nacional.

Rota Gastronômica
Durante o festival, 23 restaurantes de Salvador irão elaborar pratos típicos da semana santa a preços diferenciados. Segundo a produção do evento, ao marcar presença nos espaços, o público irá receber um par de convites para assistir o espetáculo A Paixão de Cristo. Veja abaixo quais são os restaurantes e os pratos oferecidos pelos estabelecimentos:

Casa de Tereza – Peixe no crocante de cítrico com legumes confitados, servido com uma taça de Chardonnay Pizzato.

Casa Lisboa – Bacalhau Espiritual: bacalhau em lascas com molho béchamel, migas de pão e queijo parmesão.

Casarrara – Camarão Tropical: camarão com molho suave de damasco e abacaxi, servido com arroz e amêndoas crocantes.

Yemanjá – Camarão Tentação: camarões deglaçados ao vinho, com leite de coco, maçã, molho bechamel e açafrão.

Ki–Mukeka [Armação e Pituba] - Ki-Camarão: camarões empanados, regados ao molho de tomate e mussarela.

DAS [Bahia Marina] – Camarão Veneziano: Camarões crocantes na crosta do provolone, com risoto de espinafre e molho de pimentão vermelho.

Recôncavo Bar e Cozinha Criativa – Comer Rezando: Filé de peixe grelhado com crocante de castanha de caju, acompanhado de purê de banana da terra e chutney de abacaxi com dendê.

Café do Forte – Camarão Tropical: Ensopado de camarão ao leite de côco.

Ponto Vital – Fumeiro Tropical Dona Canô: fumeiro grelhado com verduras ao molho de manjericão.

Odoyá – Filé de Peixe Odoyá: filé de peixe grelhado com molho especial e camarão champignon com arroz.

Mama Bahia – Espaghetti Mama Bahia: espaghetti envolto em molho basílico (pesto genovez), guarnecido com camarões grelhados.

Terra à Vista (Hotel Monte Pascoal) – Tranche ao molho de ostra: salmão e pescado em tiras servido com molho de ostra.

Plaza Gourmet – Mariscada Tropical: frutos do mar (polvo, lula, mexilhões, peixe e camarão).
Maria Mata Mouro – Gateau de bacalhau a portuguesa.

Cantina da Lua – Bacalhau desfiado com azeitonas pretas e mostarda.

Bacalhau de Martelo – Moqueca de ovo com camarão seco.

Acqua Café [Barra, Pituba e Baia Marina] – sem prato definido.

Boca de Galinha – sem prato definido.

Oui [Bahia Marina] – sem prato definido.

Rota de Cinema
Filmes com a temática religiosa serão exibidos no Museu Geológico, localizado no Corredor da Vitória, e também no Largo 2 de Julho e na Praça Municipal. Entre as obras que serão exibidas estão “Fragmentos de um filme esmola – A Sagrada Família”, de João César Monteiro, “Milagre em Juazeiro”, de Wolney Oliveira, “Mahabharata”, de Peter Brook, “A Idade da Terra”, de Glauber Rocha, “Malagrida”, “Sagrado Segredo”, de André Luis, além de “Paixão de Cristo”, de Mel Gibson. As exibições acontecem nos dias 12, 13, 19 e 20 de abril, sempre às 19h.

Rota dos Museus
Os museus da capital baiana também terão exposições especiais durante o festival e terão funcionamento contínuo, mesmo no feriado. Fazem parte da Rota 10 museus: Museu de Arte Sacra, Memorial Irmã Dulce, Museu Abelardo Rodrigues, Museu Carlos Costa Pinto, Museu da Misericórdia, MAFRO – Museu Afro Oriental, Palacete das Artes, Museu Rosário dos Pretos (Pelourinho), Museu da Igreja de São Francisco e Centro Cultual Capuchinhos.

O Festival Artes do Sagrado ainda promove a exposição "Santeiros do Sagrado", que fica em cartaz de 11 a 20 de abril, no Museu Palacete das Artes, sempre a partir das 14h. No local, o público irá encontrar expostos os trabalhos de vinte e três santeiros da Bahia.

Danças Sagradas
De 17 a 21 de abril, sempre a partir das 9h, o público também contará com aulas de dança gratuitas no Farol da Barra. Confira a programação:
17/04 – Taichi e Dança do Ventre
18/04 – Capoeira e Danças Circulares
19/04 – Dança do Ventre e Danças Circulares
20/04 – Taichi e Capoeira
21/04 – Dança do Ventre e Taichi

Confira os pontos de trocas de ingressos para o espetáculo "A Paixão de Cristo":

Posto Shopping Iguatemi (Alameda Luis Gama – 3º piso) – de segunda a domingo, no horário de funcionamento do shopping. Período: 03/4 a 17/04.

Posto Ferreira Costa Paralela (loja Paixão de Cristo, no estacionamento coberto) – segunda a sexta, das 8h às 19h /sábado, das 8h às 18h /domingo das 9h às 16h. Período: 03/04 a 17/04.

Posto Obras Sociais Irmã Dulce (Avenida Dendezeiros, 161, Bonfim) – de segunda a domingo, das 7h às 19h. Período: 3/4 a 17/04 (setor de doações).

Posto Farol da Barra (bilheteria do evento) – de segunda a domingo, das 13h às 17h30. Período: 8/4 a 20/04.

FONTE: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/04/paixao-de-cristo-sera-encenada-no-farol-da-barra-confira-programacao.html

Nenhum comentário: