sexta-feira, 18 de outubro de 2013

BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II ACENDE RECORDAÇÕES NA BAHIA

O papa João Paulo II começa a ser venerado como beato neste mês de maio. Conhecido como o papa peregrino, ele rodou o mundo para estar com o povo e só em Salvador foram duas visitas (1980 e 1991). Bairros da capital baiana como os Alagados e a Mata Escura hoje têm a história vinculada a figura do pontífice. O arcebispo emérito de Salvador, o cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo também conviveu com o papa, não só nas visitas ad limina, mas especialmente entre 1991 e 1999, quando morou em Roma e foi secretário da Congregação para o Culto Divino.

O Centro Educacional Artesão da Paz, na Mata Escura nasceu depois da visita de João Paulo II a Bahia em 1991. Na época, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro já atendia crianças e adolescentes através da pastoral da criança e da catequese, mas só depois que o papa esteve em Salvador e doou 180 mil dólares referentes a um prêmio que ele ganhou é que o trabalho deslanchou. Nasceu a Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec) e com o dinheiro foi construída a sede que hoje disponibilizar atividades educacionais de arte cultura para a comunidade. O espaço conta com biblioteca, teatro, aulas de dança, dramaturgia, capoeira, cursos profissionalizantes, casas lares, creches e escolas. São mais de 25 mil jovens e crianças atendidas ao longo destes 20 anos.

Padre Miguel Ramon, presidente da Acopamec, administra a entidade e transformou os valores do papa João Paulo II na filosofia do centro educacional. “O papa agia em comunhão com a Doutrina Social da Igreja e via o ser humano como um todo. Ele mesmo fez teatro e para ele este era um elemento de desenvolvimento humano, uma semente de paz. Aqui fazemos isso, valorizamos as potencialidades e criamos oportunidades para as pessoas se desenvolverem”, explica empolgado o religioso.

Dom Geraldo que esteve 12 anos a frente da arquidiocese de Salvador, também fala de João Paulo com admiração e alegria por ter desfrutado de momentos particulares com o papa. O cardeal descreve João Paulo II como carismático e acolhedor. “Ele era uma pessoa de acolhimento, tinha sede de estar com o povo. Todos os dias, na missa pessoal, ele admitia padres, religiosos, leigos e pessoas que se inscreviam para participar. No final saudava um a um”, relembra com carinho Dom Geraldo que esteve em alguns destes momentos.

O cardeal também participou de reuniões reservadas sobre temas diversos com o pontífice e para dom Geraldo o principal exemplo deixado por João Paulo II é a obediência ao principal mandamento de Jesus. “Eu tive a satisfação de esta com ele em sua casa, no seu convívio. Realmente ele viveu o mandamento novo, que é: amai-vos uns aos outros. Ele é um testemunho disso para nós. É uma lição para aprendermos e também vivermos na nossa vida cristã”, conclui o arcebispo emérito.

http://www.arquidiocesesalvador.org.br/destaque/beatificacao-de-joao-paulo-ii-acende-recordacoes-na-bahia

Nenhum comentário: