quinta-feira, 1 de novembro de 2012

SANTOS DO MÊS DE NOVEMBRO

 

1

Comemoração de todos os Santos



2

Comemoração dos Fiéis Defuntos

Aos que visitarem o cemitério e rezarem pelos defuntos, concede-se Indulgência Plenária aplicável só às almas do Purgatório, diariamente, do dia 1º ao dia 8. Para ganhar a indulgência é necessário preencher as condições costumeiras, isto é, ter-se confessado e comungado, e rezar nas intenções do Papa. Com essas mesmas condições pode-se ganhar uma indulgência plenária só aplicável às almas do Purgatório, visitando-se no dia 1º qualquer igreja ou oratório público ou semipúblico e rezando-se o Credo e o Pai Nosso.

3

Santos Valentim e Hilário, Mártires

+ Itália, séc. III. Sacerdote o primeiro, e diácono o segundo, “por causa de sua fé em Cristo foram atirados ao Tibre com uma pedra ao pescoço. Salvos milagrosamente por um Anjo, foram então degolados. Assim alcançaram a coroa do martírio” (do Martirológio Romano).

4


São Carlos Borromeu
São Carlos Borromeu, Bispo e ConfessorSão João Zedazneli e Companheiros, Confessores

+ Geórgia, 580. Grupo de 13 monges sírios enviados para evangelizar a região do Cáucaso. Lá introduziram a vida monástica, fundando vários mosteiros muito florescentes.

5

Santa Sílvia, Viúva

+ Roma, 594. Da mais alta aristocracia romana, mãe do grande Papa São Gregório Magno, a ele secundava em suas boas obras e necessidades domésticas.
 




6

São Barlaam de Khutyn, Confessor

+ Rússia, 1193. Da nobre família Novgorod, Alexis, após a morte de seus pais, deu sua herança aos pobres, tornando-se eremita em Khutyn, às margens do Rio Volga. Sua santidade atraiu-lhe muitos discípulos. Organizou a vida monástica, tomando o nome de Barlaam. Seu túmulo tornou-se lugar de peregrinação.

7
São Florêncio de Estrasburgo, Bispo e Confessor

+ França, 693. Sacerdote irlandês que se tornou eremita na Alsácia. Curou a filha cega e muda do rei Dagoberto, que o fez Bispo de Estrasburgo.

8

São Vilealdo, Bispo e Confessor

+ Alemanha, 789. Inglês de origem, “desenvolveu grande atividade missionária em meio aos frisões e saxões, sobretudo na região entre os rios Wesser e Elba, onde fora enviado por São Bonifácio” (do Martirológio Romano – Monástico).

9

Dedicação da Basílica de São João de Latrão



10


São Leão Magno
São Leão Magno, Papa, Confessor e Doutor da Igreja
 
São Justo de Cantuária, Bispo e Confessor

+ Inglaterra, 627. Um dos monges beneditinos enviados por São Gregório Magno para evangelizar a Inglaterra, foi o primeiro bispo de Rochester e depois sucedeu a São Lourenço como quarto bispo de Cantuária.

11

São Menas, Mártir

+ Egito, 295. Soldado cristão sírio, foi para o deserto fazer penitência. Tendo conhecimento dos festejos em honra aos imperadores do Oriente e Ocidente, foi ao teatro onde estava reunida a multidão, para fustigar a idolatria e o paganismo. Mereceu com isso os mais terríveis suplícios e a coroa do martírio.

12

São Livínio, Bispo e Mártir

+ Bélgica, séc. VII. Originário da Inglaterra, foi ordenado por Santo Agostinho de Cantuária e enviado à Bélgica como apóstolo. Depois de converter muitos à fé de Cristo, foi martirizado pelos pagãos.

13

São Nicolau I, Papa e Confessor

+ Roma, 867. “Dotado de uma personalidade brilhante, garantiu a liberdade da Igreja em face aos dois imperadores então no poder: Miguel, no Oriente; e Lotário, no Ocidente” (do Martirológio Romano–Monástico).

14

São Serapião, Mártir

+ África, 1240. O primeiro religioso da Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria das Mercês a derramar o sangue em terras do Islã, pregado numa cruz, visando o resgate dos cativos.



15


+ Polônia, 1907. Natural da Lituânia, cursou a Academia de Arquitetura Militar onde obteve o grau summa cum laude (máximo com louvor), sendo convidado para nela lecionar. Capitaneou um movimento de liberdade de seu país contra a opressão russa. Aprisionado e condenado à morte, teve a pena comutada por trabalhos forçados durante 10 anos. Findo esse período, foi preceptor do Venerável Augusto Czartoryski, em Paris, e finalmente entrou para os carmelitas descalços.

16

Santo Euquério, Bispo e Confessor

+ França, 449. Casado, pai de dois filhos (que posteriormente foram bispos), de comum acordo com a esposa ambos ingressaram na vida monástica, ele no convento de Lérins. “Eleito Bispo de Lião, serviu à Igreja pela profundidade de sua fé e pela extensão de seus conhecimentos teológicos” (do Martirológio Romano – Monástico).



17

Santo Aniano, Bispo e Confessor

+ França, 453. Bispo de Orleans, ajudou a defender a cidade contra a invasão de Átila, obtendo para isso o auxílio do general romano Aecius, que repeliu o inimigo. Famoso por seus milagres.

18

Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo, Apóstolos

19

Santos Roque Gonzalez e Companheiros, Mártires


Santa Ermemburga, Viúva

+ Inglaterra, 700. “Princesa de Kent, casou-se com o filho do rei da Mércia com quem teve três filhas, todas veneradas como santas. Ao ficar viúva, fundou o Mosteiro de Minster-in-Thanet, do qual foi abadessa” (do Martirológio Romano-Monástico).

20

Santo Edmundo, Mártir

+ Inglaterra, 870. Subindo ao trono inglês aos 15 anos, governou com sabedoria e prudência de ancião. Protegeu pobres, órfãos e viúvas, sendo um pai para seus súditos. Tendo pagãos dinamarqueses invadido o país, decapitaram-no por não querer apostatar.



21
Santo Alberto de Louvain, Bispo e Mártir

+ Bélgica, 1192. Martirizado por defender os direitos da Igreja contra a prepotência do Imperador Henrique IV, da Alemanha.



22

Santos Filemon e Ápia, Mártires

+ Ásia Menor, séc. I. Discípulos de São Paulo, que dirigiu ao primeiro uma carta na qual louva “sua caridade e sua fé em relação ao Senhor Jesus e a todos seus fiéis”, foram ambos aprisionados, açoitados, enterrados numa cova até a cintura e mortos a pedradas por sua fidelidade a Cristo.

23

São Clemente I, Papa e Mártir

+ Roma, 97. Terceiro sucessor de São Pedro, escreveu uma carta aos Coríntios, considerada documento fundamental na defesa do primado universal do Bispo de Roma.



24

Santas Flora e Maria, Virgens e Mártires

+ Espanha, 851. Flora, nascida de pai maometano e mãe cristã, foi denunciada pelo próprio irmão aos mouros que dominavam a cidade. Fugindo, encontrou-se com Maria, outra jovem cristã perseguida. Resolveram então ir diretamente ao governador muçulmano confessar sua fé. Confortadas por Santo Eulógio, também prisioneiro, receberam o martírio.

25

São Mercúrio, Mártir

+ Ásia Menor, 250. Soldado, diz-se que um anjo emprestou-lhe uma espada para levar seu exército à vitória. Denunciado como cristão, foi decapitado.

26

São Silvestre Abade, Confessor

+ Itália, 1267. Eremita, fundou 12 mosteiros nos quais instituiu a regra beneditina em sua pureza, dando assim origem à Ordem de São Silvestre.

27

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa


Santa Catarina Labouré, Virgem

28

São Sóstenes, Mártir

+ Ásia Menor, séc. I. Discípulo de São Paulo, que o menciona em uma de suas epístolas.
29


São Saturnino
São Saturnino, Bispo e Mártir


+ França, séc. III. Um dos sete missionários enviados para evangelizar as Gálias, foi bispo de Toulouse, onde exerceu grande apostolado até ser preso pelos pagãos no Capitólio local, do alto do qual o precipitaram ao solo.
30


Santo André
Santo André, Apóstolo e Mártir


 FONTE: Revista Catolecismo

Nenhum comentário: