domingo, 31 de julho de 2011

II ENCONTRO DE NOIVOS



ACONTECEU ONTEM E CONTINUA HOJE ATÉ AS 14H O II ENCONTRO DE NOIVOS EM NOSSA PARÓQUIA










Sempre preocupada com a formação de novas famílias, a Igreja instituiu o Encontro para Noivos, mais conhecido como “Curso de Noivos”. Não se trata de um curso onde se ensina a entrar e sair da Igreja ou como se portar no altar no dia do casamento. Não se trata também de treino ou ensaio para noivos, daminhas, padrinhos e acessórios.
A Igreja tem em vista dar um pouco de formação sobre a futura família e como administrar, diante de Deus, determinadas situações. Infelizmente temos que dizer que o “curso” é obrigatório. Vemos, tantas vezes, as carinhas dos noivos no início destes Encontros. Há um certo mal estar, umas caras mal humoradas, um descontentamento que chega até à agressividade no olhar. Algumas noivas, mais delicadas, fazem de tudo para que o noivo não demonstre tão claramente o seu descontentamento. E ele queria ir jogar futebol....
Lamenta-se que, para um passo que é para toda a vida, exista tanta resistência... Quando se trata de algo como desfile de trajes, arte culinária, há filas e reclamações porque o número de assistentes é maior do que o número acessível. E quando se trata de educação para o amor e para a vida....
É uma pena que o Encontro para Noivos sempre é procurado quando já está tudo pronto para o casamento, muitas vezes uma semana antes da cerimônia. Na prática, deveria ser realizado uns seis meses antes do casamento. Os noivos teriam então oportunidade para rever determinados valores, repensar os sentimentos e planejar mais a vida. Teriam oportunidade também para colocar Deus no projeto casamento. Quantos se casam na Igreja apenas por conveniência, por tradição, por ser ato social e que sai nos jornais... E Deus se torna um acidente de percurso.
O que é transmitido no Encontro para Noivos? – Via de regra, assistimos palestras e testemunhos de casais cristãos, médicos, psicólogos e sacerdotes. É também uma oportunidade muito boa para conhecer mais jovens casais e formar amizades que duram, depois, por toda a vida. Todos os que lá estão participando buscam a mesma realidade, ou seja, a futura família.
Finalmente, é uma ocasião para encontrar Deus, conhecer a Comunidade e descobrir o próprio lugar, como novos casais, na vida da Igreja. Quantos e quantos casais de noivos se engajam nas atividades paroquiais e começam uma nova caminhada de felicidade. Pobre do casal de noivos que se casa sozinho, sem a Comunidade, sem Deus. Será uma eterna solidão a dois... Felizes os casais que se casam na Comunidade. Nunca estarão sozinhos, principalmente nos momentos difíceis.
Isto é “casar-se no Senhor!”.
Com o carinho e a bênção do Pe. Caetano Rizzi

Nenhum comentário: