sexta-feira, 17 de junho de 2011

CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI NA ARQUIDIOCESE

A Arquidiocese de Salvador irá celebrar a presença do Corpo de Cristo na humanidade no dia 23 de junho, às 8h. Excepcionalmente este ano, em função dos festejos juninos, a missa, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, acontecerá no Santuário Nossa Senhora de Fátima, noColégio Antônio Vieira. Após a celebração, haverá procissão até o Campo Grande, onde será dada a Benção Final.

Corpus Christi foi a primeira festa religiosa de Salvador e aconteceu pela primeira vez na cidade, em 13 de junho de 1549. Neste dia comemora-se a instituição da Eucaristia, que aconteceu na Quinta-feira Santa, quando Jesus na última ceia se oferece como alimento aos discípulos. Como a lembrança da Paixão e Morte não permite expressões de alegria, foi criada esta festa parar louvar a Deus, que se faz presente na comunhão.

História – A origem da festa é do século 13, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que em suas visões Jesus pedia uma festa anual em honra do sacramento da Eucaristia. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica.

Em 11 de agosto de 1264, o papa Urbano IV decretou, pela Bula Transiturus, a instituição da Festa de Corpus Christi, mas a celebração só ganhou caráter universal no séc. XIV, quando o papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização de Corpus Christi, a festa passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Nenhum comentário: