quarta-feira, 23 de março de 2011

BENÇÃO DO CALOURO


A busca pelo diálogo entre Fé e Universidade reunirá os jovens na Bênção do Calouro, iniciativa da Pastoral Universitária que acontecerá no dia 26 de março. Das 14h às 18h, jovens de vários lugares se encontrarão no Ginásio de Esportes da UCSal – Federação, para uma recepção movida por descontração e espiritualidade.
“A Benção do Calouro é também uma benção para o veterano, de modo que se torne o encontro de oração de entrega a Deus do ano letivo dos estudantes. Queremos pelo debate, pela arte, pela música e oração, suscitar o interesse do estudante pela Pastoral Universitária.”, defende o Pe. Carlos André, coordenador da PU da Arquidiocese de Salvador.
O encontro também será marcado pela Oração de Taizé, centro de peregrinação de jovens do mundo todo. Irão participar caravanas vindas do interior da Bahia e representantes da PU Nacional que acompanharão todas as atividades.
“Isso é uma alternativa para os jovens. A todo o momento, vemos nos jornais notícias sobre calouradas que muitas vezes extrapolam os limites da cidadania. Este evento mostra que é possível acolhê-los e ao mesmo tempo envolvê-los com os valores humanos”, ponderou Maria Eugênia, coordenadora da PU Nacional.
A proposta de um ambiente familiar entre Igreja e Universidade chama a atenção dos jovens para a Bênção dos Calouros. Há dois anos na PU, a universitária Joyce Konig procura incentivar a participação de outros jovens.
“Todos os jovens devem participar da Benção do Calouro para conhecer outros universitários que dividem a mesma fé. Existem muitos católicos nas universidades, mas nós não sabemos quem são. Esta será uma oportunidade de nos reconhecermos e criar laços”, afirma.
A Bênção dos Calouros terá entrada franca. A expectativa é que muitos jovens participem e ajudem a fortalecer a missão da Pastoral Universitária. “Esperamos cativar os universitários que estão em nossas paróquias e ainda não se comprometeram com a missão evangelizadora no meio universitário”, conclui o Pe. Carlos André.

Nenhum comentário: