sábado, 16 de outubro de 2010

ROSÁRIO NO CENTRO HISTÓRICO REÚNE FIÉIS PARA REZAR ATRAVÉS DA ARTE


 No sábado 16 de outubro, os féis da Arquidiocese de Salvador estarão no Centro Histórico para a partir de elementos artísticos rezar o rosário. Dança, música, teatro, fotografias, poesias e artes plásticas são algumas das expressões artísticas usadas no desenvolvimento do evento que começa às 14 horas. As Igrejas de Nossa Senhora da Ajuda, São Domingos, São Francisco e a Catedral Basílica abrigam a atividade que é promovida pela Arquidiocese de Salvador, através da CAMEC – Comissão Arquidiocesana de Movimentos Eclesiais e do Grupo OPA – Oração pela Arte.
Em cada uma das igrejas acontecerá simultaneamente a proclamação de um dos Mistérios que compõem a oração do rosário. Na Igreja de N. Senhora da Ajuda serão rezados os mistérios gozosos. Já na Igreja de S. Domingos serão os mistérios luminosos, na Igreja de São Francisco os mistérios dolorosos e na Catedral Basílica os mistérios gloriosos. Às 15:45, as pessoas se encaminham para a Catedral Basílica, onde ocorrerá a solene coroação de Nossa Senhora, seguida da bênção final.
Crianças, jovens, adultos e idosos de diferentes paróquias e movimentos da Arquidiocese participam do evento que está na oitava edição. Ao longo destes anos, momentos de fé e partilha marcaram os participantes.
A integrante do Movimento Escalada Fabiane Pita já participou de duas edições do Rosário no Centro Histórico. Ela diz que a experiência é como se transportar e vivenciar os fatos bíblicos. “Orar através da arte é uma forma de contemplação. Em um ano participei ativamente na igreja que meditava os Mistérios Dolorosos e vestir os personagens me fizeram orar de uma forma diferente. Foi emocionante”.
Já a partilha da igreja foi o que mais marcou Alessandra Moreira, paroquiana de Nossa Senhora da Luz. A jovem que já participou de três edições do evento destaca:“Foi muito bomestar perto dos outros movimentos e pastorais. Também foi maravilho descobrir que existem outras formas de oração, e que todas são acolhidas por Deus”.
A união da diversidade dos carismas da Igreja também é destacada por Viviane Dantas. “A caminhada das pessoas saindo das igrejas rumo à Catedral (onde o evento é encerrado) foi o que mais me marcou. Vários grupos, várias idades, se juntando e formando um único corpo para celebrar a eucaristia, o Cristo vivo no meio de nós.” Viviane já perdeu as contas de quantas vezes foi para o Rosário. Ela canta nas celebrações da comunidade em que participa e conclui: “É maravilhoso poder mostrar o amor de Deus através dos dons artísticos”.
A origem do Rosário – A oração do rosário é muito antiga. Nos conventos da Idade Média, os leigos, porque mal sabiam ler o latim, mas sabiam o Pai Nosso e a Ave Maria, rezaram o rosário em lugar dos salmos. Os eremitas orientais o rezavam, usando pedrinhas para contar as orações. Mais tarde sugeriu a adoção de grãos enfiados num barbante e a partir do Século XIX, todo mês de outubro é dedicado a devoção do Rosário.
Trazida para o Brasil pelos dominicanos e pelos frades franciscanos, a oração do rosário foi durante longo tempo a liturgia das pessoas simples e dos que não sabiam nem ler nem escrever. Mais que uma oração mariana, esta é uma oração cristocêntrica, uma vez que com Maria os fiéis meditam em cada mistério uma parte da vida de Jesus, que vai do nascimento, passando pela vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Nenhum comentário: