O painel central da nossa paróquia ficou pronto
CRISTO PANTOCRATOR E OS EVANGELISTAS
Vamos ver com mais detalhes
Cristo Pantocrator
Pantocrator, do grego, Todo-poderoso, o que pode tudo, Senhor de tudo, Soberano Senhor, (cf. Ap 1,8). O Cristo pantocrator é representado em sua majestade e com atributos da Soberania.
O livro repousado em sua perna esquerda representa todo o ensinamento da Palavra de Deus, especialmente os evangelhos de Jesus Cristo (cf. Ap. 5,1-14).
Observamos em sua mão direita uma indicação de sua natureza (humana e divina) com os dedos unidos.
Temos também sete estrelas e sete lamparinas. A significação desse símbolo está no próprio livro do Apocalipse que diz: “as sete estrelas são os anjos das sete Igrejas, e os sete candelabros, as sete igrejas” (cf. Ap 1,20).
Também representa os sete dons do Espírito Santo (estrelas) e os sete sacramentos (lamparinas)
A túnica branca que cobre o Cristo simboliza a divindade, o sacerdócio (cf. Ap 1,13).
A estola dourada em seu ombro representa a sua realeza (outros interpretam a estola dourada como símbolo do seu sacerdócio eterno), as letras iniciais gregas: IC – XC, querem dizer: Jesus Cristo.
As mãos e os pés do Cristo pantocrator mostram os sinais da perfuração, os sinais de sua crucificação.
Ao redor de Cristo, chamam a nossa atenção os quatro evangelistas e quatro curiosas imagens aladas (cf. Ez 1,5-10. 10,14 e Ap 5,6).
Evangelistas
Mateus
Vejamos Mateus, um cobrador de impostos que renega sua natureza para seguir Jesus, seu símbolo é um homem (alado). Mateus, inicia o seu evangelho com a genealogia de Jesus Cristo, mostra assim a origem e descendência humana de Cristo (cf. Mt 1).
Lucas
Lucas, seu símbolo é o touro (alado). Ele inicia o seu Evangelho falando do sacerdote Zacarias (cuja função era oferecer sacrifícios no templo). Daí, o touro representando os sacrifícios oferecidos (cf. Lc 1,5-25).
Marcos
Representado pelo leão alado, Marcos inicia o seu Evangelho falando de João Batista, a voz que clama no deserto (cf. Mc 1,1-13). Daí, o leão representando as feras que habitam o deserto.
João
Uma águia simbolizando o evangelista São João, que entre os quatro é o maior teólogo. Ele inicia seu Evangelho de cima pra baixo: "No princípio era o verbo, e o verbo estava junto de Deus" (cf. Jo 1,1-5). Daí a águia, por ser a ave que voa mais alto e faz os seus ninhos nos montes mais elevados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário