sábado, 5 de junho de 2010

AS CORES DOS PARAMENTOS LITÚRGICOS

A liturgia sagrada da Igreja tem uma linguagem simbólica muito expressiva através das cores. As cores propriamente litúrgicas são seis: branco, vermelho, verde, roxa, rosáceo e preto. Em alguns lugares, por privilégio, usa-se o azul celeste na festividade da Imaculada Conceição. 





- Branca: Resultado de todas as cores juntas, simboliza a pureza e a alegria. É usada em todas as festividades de Nosso Senhor, que é a Luz do mundo; nas festas de Nossa Senhora, dos anjos e dos santos não-mártires.


- Verde: Simboliza a esperança. É adotada nos domingos que seguem a festa da Epifania, até à Setuagésima; e após o Pentecostes, até o Advento. 

- Vermelha: Simboliza o fogo do amor, da caridade ou do martírio. É adotada nas festividades do Espírito Santo da Santa Cruz e dos Santos Mártires. 

- Roxa: Simboliza a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento. 

- Rosácea: Simboliza a alegria, dentro de um tempo destinado à penitência. Usa-se no 3º. domingo do Advento e no 4º. domingo da Quaresma. 

- Preta: Simboliza o luto, dor e tristeza. É usada na Sexta-feira Santa e nas Missas de defuntos, quando a Igreja chora, respectivamente, a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e a dos seus filhos espirituais. (Em desuso no Brasil.)


Um comentário:

Click Borde disse...

Conheça nossa loja virtual de arquivos para máquina de bordar, temos um acervo com mais de 1000 arquivos para liturgia católica, santos, cruz, ramos, marianos, conjunto de arquivos para alfaias e muito mais, click e confira cadastramos semanalmente novidades: www.clickborde.com.br em Religiosos Católicos.
Também desenvolvemos arquivos de acordo com sua necessidade.
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/ClickBordeLojaVirtual

Boas compras
Maira